CASARTI no CCBB

É com muito carinho e orgulho que eu venho postar aqui o filme do CASARTI que foi escolhido para ser exibido no CCBB.  para início de conversa as pessoas perguntarão, o que é o CASARTI?

Minha resposta é: vejam o filme e compreenderão melhor, pois por mais que eu escreva não conseguiria definir de forma clara a importância do CASARTI para o Subúrbio carioca.

O CASARTI foi o primeiro espaço a abrir as portas para que o coletivo c4, até então apenas sete jovens com um intento de organizar um evento que unisse filme, artes plásticas e música, nos permitindo realizar o evento Toca que Eu te Escuto, também foi o CASARTI o primeiro espaço a aceitar de prontidão sediar o cineclube Subúrbio em Transe, trazendo de forma gratuita a exibição de filmes independentes de todo o brasil e o debate aberto a respeito do filme; o CASARTI também foi um pioneiro na articulação de diversos comércios locais para que se organizasse um evento plural no bairro, consolidando assim o que foi carinhosamente chamado como o baixo vista alegre. Precisaria de muito mais que uma postagem para falar tudo que o CASARTI fez e representa por isso digo, vejam o filme.

Neste domingo dia 29 de agosto de 2010, acontecerá a mostra de cinema CUFA no CCBB e este filme cá em baixo lá há de ser exibido.

clique aqui e assista CINE CUFA 2010 – CASARTI  - uma produção do SUBURBIO EM TRANSE

Nossos amigos e guerreiros Flávio Lima e Massari, grandes valorizadores da cultura popular e erudita; abrem em Vista Alegre, modesto bairro do subúrbio carioca, um espaço cujas características principais são: levar arte de qualidade para o bairro e fazer isso a preços populares. O CASARTI mostra-nos assim que a arte não precisa ficar no reduto de poucos especialistas ou apreciadores, e que estes apreciadores não se encontram apenas em um determinado recorte do espaço urbano.

Um grande abraço aos amigos Flávio e Massari, muito sucesso ao CASARTI e com certeza é um espaço que eu recomendo.entrem em  http://casarti.com.br/ e conheçam mais a respeito da história desta instituição.

 

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Puxa! Que interessante, não conhecia esse projeto.. quero saber mais..

    ResponderExcluir
  2. Massari - Presidente do CASARTI1 de setembro de 2010 16:38

    Pois é, desde 1988, Flávio Lima e eu, Massari, trabalhamos com gestão cultural.
    Foram inúmeras as barreiras para a realização dos nossos projetos. Várias portas fechadas... Dentre outras razões, “vocês não tem mídia”.

    Com muita dificuldade locávamos um espaço aqui, outro ali, sempre acreditando que o melhor caminho para a educação é através da cultura e da arte de qualidade. Decididamente não se deve deixar de lutar por um ideal porque barreiras existem, então, continuamos nossa trilha.

    Até que nessa “trilha”, vislumbramos uma “Linha de Fuga”. Fuga para um porto seguro onde os artistas independentes pudessem mostrar sua arte, sem os mandos e desmandos daqueles que ditam regras, determinam quem pode ou não pode, quem deve e como deve trabalhar com cultura em nosso país.

    Nossa “linha de fuga” foi criação do CASARTI – Casa do Artista Independente que: prioriza a educação e cultura de qualidade na zona norte do Rio de Janeiro, valoriza e abre espaço para educadores, artistas e gestores apresentarem seus projetos, proporcionando infraestrutura necessária, sem cobrar “jabá”.

    Sobre abrirmos as portas para o C4, foi uma das melhores decisões que tomamos no CASARTI. Mesmo sem conhecê-los, à época, lendo o projeto que nos apresentaram,
    vimos que embora novos, tinham uma preocupação com a cultura diferente da maioria dos jovens. Não podíamos deixá-los na rua. Queríamos e queremos o C4 perto de nós.

    O C4 é um grupo de jovens, jovens que brincam,se divertem (como podem), tem o desespero, ansiedade e certezas peculiares de sua idade mais: estudam, trabalham, buscam um futuro melhor pra si e ainda se preocupam em realizar projetos para um público, também jovem, com a proposta de oferecer arte de qualidade perpassando pela conscientização política que esse público tanto carece.

    Portanto, são jovens que dignificam o nosso país!

    Obrigada Bertamé, Diego, Labanca, Rafael(Tatá), Rodrigo(Talibã), Bruno e à minha querida Débora.

    Flávio e eu costumamos dizer que vocês são a "ala jovem" do CASARTI, e isso muito nos orgulha.

    As portas do CASARTI sempre estarão abertas para vocês.

    Para quem não sabe o endereço: Rua Ponta Porã, 15 - Vista Alegre - Rio de Janeiro.
    Tel.: 2473-3161

    Façam como o C4, tragam seu projeto!

    ResponderExcluir
  3. BOA NOITE AMIGOS DO CASARTI EU SOU ANDERSON
    COSTA E MORO PERTINHO HA POUCOS MINUTOS E
    EU ESTOU HA 13 ANOS PROCURANDO UMA ESCOLA
    DE ARTES VISUAIS PORQUE EU SOU PORTADOR DE
    DEFICIENCIA E O MEDICO DAONDE UMA PARENTE
    MINHA TINHA CONVENIO ME RECEITOU FAZER ARTES
    PLASTICAS PRA EU FAZER UMA TERAPIA PRA MINHA
    MENTE. EU JA FIZ UM CURSO EM UM LUGAR ONDE
    NAO TEM NINGUEM E ERA UMA ONG PRIVADA ONDE
    SO QUEM COORDENAVA O CURSO E A UNICA QUE CO-
    ORDENAVA OUTROS EVENTOS ALI E NAO ADIANTOU
    NADA POREM EU QUERO APRENDER ARTE E QUERO A-
    PRENDER A PINTAR AS MAIS BELAS PAISAGENS DAS
    AMERICAS, AFRICA E HEMISFERIO NORTE E SE TI-
    VER VAGA PRA MIM AI ENTRE EM CONTATO COMIGO
    NO 2473-8111. EU ESPERO QUE VOCES ATENDAM
    MEU PEDIDO. EU QUERO APRENDER A FAZER ARTE.
    E DESDE JA UMA BOA NOITE.

    ResponderExcluir